A Águas da Figueira (AdF) desempenha um papel fundamental no abastecimento consciente de água e no saneamento eficaz de águas residuais do Concelho da Figueira da Foz.
O projeto começou por ser apenas uma proposta para o desenvolvimento de um novo website. Mas após a primeira reunião com o cliente, cedo se percebeu que o problema a resolver era muito maior do que somente a atualização de um website que estava datado e obsoleto.
A primeira coisa a resolver era a questão da identidade e da perceção por parte dos clientes do serviço. Esta era uma empresa com uma imagem cansada, desgastada e mal percecionada pelos seus clientes, que não transmitia o espírito empreendedor, pragmático, inovador pelo qual a empresa se tem pautado. Por exemplo, logo na primeira reunião apresentaram múltiplos projetos com enorme impacto na vida da cidade e dos cidadãos:
- a instalação de mais de uma dezena de bebedouros de água ao longo da marginal da cidade, sendo que quatro deles são refrigerados;
- o serviço de telemetria que estavam a instalar e que permite saber em tempo real se existe uma fuga ou rutura de água na casa do cliente;
- o inovador sistema de microalgas que estavam a testar e que permite tratar o esgoto de uma forma mais amiga do ambiente.
Uau, quem diria que uma empresa de tratamento de água e saneamento poderia ter um espírito tão empreendedor e cheio de vontade de fazer a diferença, num negócio que pode viver de um certo conformismo – recorde-se que operam num mercado em regime de monopólio e altamente regulado.
Foi assim que se pôs mãos à obra. Começou-se por diagnosticar o que estava bem e o que estava mal do ponto de vista de comunicação e marca para em seguida se desenvolver uma proposta de estratégia de marca. Na proposta inicial entregue ao cliente não estava incluído o rebranding da marca. Tendo em conta o orçamento do projeto receou-se que acrescentar mais esse trabalho pudesse resultar numa resposta negativa. Porém, após a apresentação da estratégia de marca – que incluiu um novo posicionamento, nova missão e visão, e novos valores – foi o próprio cliente com enorme entusiasmo que entendeu a necessidade de mudar toda a identidade e avançar com um projeto de rebranding. E num abrir e fechar de olhos, avançou-se para o design da nova marca da Águas da Figueira.
A Marca

Sob o conceito Sede de Futuro, a nova marca traduz os valores e metas da Águas da Figueira, de mais inovação e sustentabilidade e maior consciência de comunidade. As cores da empresa são as da cidade, e as formas evocam a água, o sol, a areia, os reservatórios e condutas, bem como todos os processos de tratamento da água. Esta nova imagem traduz o que é, acima de tudo, um compromisso de foco na sua missão: mobilizar, transformar e avançar processos e mentalidades.
O Website

O website foi uma enorme empreitada. É constituído por mais de duas dezenas de páginas únicas e exigiu uma cuidada arquitetura de informação. Foi desenvolvido com recurso a WordPress como gestor de conteúdo. O tema foi criado de raiz, não recorrendo a nenhum tema base o que se tornou um enorme desafio para mim, pois foi a primeira vez que desenvolvi um website em WordPress deste modo. A aprendizagem foi enorme, e no final a minha ligação a esta tecnologia é ainda maior, pois a sua versatilidade é imensa.
O design do website segue o universo visual e conceito da marca. Deu-se grande ênfase aos elementos que constituem o logo e que decoram as diversas páginas do website. As páginas são carregadas num primeiro momento em fade in e à medida que se faz scroll, a informação surge animada, numa forma de manter a expectativa, o suspense e a atenção do utilizador.
Toda a informação foi escrita tendo em vista a correta compreensão do utilizador; a estrutura de navegação foi pensada para o utilizador encontrar com facilidade o que procura; apostou-se em novas vias de comunicação com o cliente, como por exemplo o chat online e as push notifications.
Porque está sempre tempo para a Figueira, decidiu-se incluir a informação meteorológica da cidade como forma de ligação à região e de demonstração de orgulho por aquele local. Entendeu-se também que seria uma forma simpática de convidar os clientes de segunda habitação a passarem mais tempo na cidade.
O Conta-gotas

Como foi dito acima, um dos projetos de inovação da Águas da Figueira é a implementação de contadores digitais inteligentes que permitem reunir um conjunto de informações sobre o consumo de água. Como se o trabalho fosse pouco, a Águas da Figueira confiou ainda o desenvolvimento de um portal onde o cliente pudesse consultar o seu consumo de água e receber avisos por SMS ou email em caso de consumo anómalo, fuga ou rotura de água. Este projeto foi um verdadeiro work in progress pois à medida que se ia refletindo sobre o serviço e as necessidades do cliente, o produto final ia-se ajustando. E foi neste processo que nasceu o nome Conta-gotas, partindo do conceito de que nenhuma gota de água se perde com esta tecnologia. O portal está em fase de testes para um conjunto selecionado de clientes.
A Equipa
A produção de todo este trabalho foi garantida pela WINOO-Consultadoria Informática, Lda., empresa da Figueira da Foz e com uma longa relação com a Águas da Figueira. Foi ela que confiou em mim para liderar este trabalho e garantiu todos os meios – especialmente no recrutamento de mais pessoas para colaborarem – para uma execução de sucesso.
Assim, a equipa core foi constituída por mim, com a responsabilidade na gestão de todo o projeto, relação com o cliente, webdesign e desenvolvimento; a HUSE Innovation para a elaboração da Estratégia de Marca e do Brand Design; a Ana Cabrita para produção de todos os conteúdos; o Nuno Nóbrega para o serviço de fotografia; e o Pedro Silva no desenvolvimento integral do portal Conta-gotas, assim como toda a tecnologia que suporta o serviço de alarme e gestão de cliente.
Este trabalho foi desenvolvido num prazo de 6 meses em que fomos capazes de cumprir escrupulosamente os prazos e o orçamento, numa relação estreita com o cliente. Aliás, foi muito motivador ver a forma alegre e entusiasmada como a direção abraçou este projeto. Como foi muito entusiasmante a forma como os colaboradores se deixaram encantar pela nova marca e o novo futuro.
Visite o site, veja o vídeo e deixe um comentário.