Num estudo levado a cabo pela Nielsen Norman Group, concluiu-se que, em média, demoramos cerca de 10 a 20 segundos a sair de um site depois de chegarmos.
Tipicamente, damos uma rápida olhadela pelo conteúdo que nos dá uma ideia do seu valor intrínseco e é nesse momento que decidimos ficar ou sair. Daí o enorme desafio que se coloca, no momento de desenhar e construir um website, e que é fazer o utilizador, que o visita, permanecer mais tempo a consultá-lo.
Uma condição importante para fixar um visitante é a forma como ele percepciona se o website é de confiança. Se o visitante acreditar que é credível, então é mais provável que dispense mais tempo a consultá-lo e a absorver a informação disponibilizada, navegando num maior número de páginas.
Por isso, é fácil concluir que, quanto mais tempo o visitante estiver no website, maior é a probabilidade de fazer uma compra, clicar num anúncio, subscrever uma newsletter, partilhar um artigo ou estabelecer contacto.
Neste artigo, pretendo partilhar algumas formas de tornar o seu website mais confiável e que ajudarão a reter, por mais tempo, um maior número de visitantes. Todos estes conselhos são de fácil implementação e se aplicados irão aumentar a eficácia da sua presença online.
Qualidade do design
O aspecto visual e a organização de um website são de grande importância para ganhar a confiança do visitante. É fundamental não ter um aspecto amador nem descuidado, que utilize um esquema cromático adequado, uma organização que permita encontrar os conteúdos com rapidez e imagens e fotografias que sejam representativas da mensagem que se deseja transmitir.
O website deve estar bem estruturado quanto à navegabilidade e, por esse motivo, os menus devem ter nomes que sejam facilmente compreendidos, isto é, quando o visitante ler aquele menu deve compreender, à partida, o que está contido nele. Se o visitante não conseguir encontrar o que deseja ao fim de 2 ou 3 cliques ou perceber a sua estrutura ao fim de 10 segundos, ele sentirá que falta profissionalismo ao site e perderá a confiança no seu conteúdo.
O aspecto visual do website deve estar em linha com o que se produz na atualidade. Poderá sentir que todos os websites têm um aspecto semelhante sendo isso uma desvantagem, pois pensa que não conseguirá criar impacto no visitante; mas, na verdade, é precisamente ao contrário, pois seguir as tendências significa que os visitantes já terão uma certa familiaridade com esse aspecto visual e não sentirão receio em continuar a navegar. Essas tendências são marcadas pelas grandes marcas da internet, como a Google, Microsoft, Facebook, Apple, entre outras.
Igualmente importante é assegurar-se que todo o website funciona corretamente. Verifique se não tem links quebrados, problemas de compatibilidade com browsers e dispositivos variados, gralhas na escrita ou imprecisão na informação.
O valor do conteúdo
Encontrar conteúdo de valor, útil e original aumenta a credibilidade e a confiança do seu website.
Deve procurar, por isso, que o conteúdo satisfaça esses requisitos, garantindo, assim, ao visitante que é naquele website que encontra tal conteúdo.
Conteúdos interessantes – isto é, textos com informação relevante, vídeos, imagens estimulantes, etc. – encoraja os visitantes a ficarem mais tempo no website e em contacto com a mensagem ou informação que se deseja comunicar. Quanto mais tempo tiverem disponibilizado, mais familiarizados ficarão e mais confiantes se sentirão.
Por isso, é fundamental que os conteúdos sejam exatos, atualizados e com o formato correto.
Exatidão: Assegure-se que não há erros no conteúdo produzido. Se o visitante sentir que não há coerência na informação, precisão nos dados e inconsistência na matéria, a credibilidade do seu website irá pelo cano abaixo!
Atualidade: A informação tem de estar atualizada e ser relevante para o leitor. E pode começar pelo mais simples, como contactos de email ou telefones. Se tem uma loja on-line, verifique com regularidade as condições de venda e entrega. E se escreve num blog, deve deixar sempre a data dos artigos visível. Uma informação caducada pode revelar desleixo e minar a confiança.
O formato correto: Pode-se apresentar um conteúdo em muitos formatos, como acima já referi. O importante é perceber qual o formato que se aplica melhor a cada situação. Um exemplo simples é: se se tratar de um serviço de limpeza, é muito mais eficaz mostrar fotos de antes e depois do serviço; tratando-se de uma informação complexa, é preferível apresentar um resumo no ecrã e dar a possibilidade de descarregar toda a informação em PDF (pode até ser uma boa forma de captar contactos de email). Se for bem pensada, a forma de apresentar os conteúdos aumentará uma vez mais a confiança do visitante.
Não tenha receio de mostrar com quem se relaciona
Aceito que hesite mostrar quem são os seus clientes por causa da competição. Mas, na realidade, se um cliente seu aceitar recomendá-lo, não me parece que ele vá deixá-lo e juntar-se à concorrência, certo?
Por essa razão, não se sinta inibido de pedir aos seus clientes feedback sobre o serviço ou produto e umas palavras de recomendação, para serem usadas no seu website.
Para quem chega, pela primeira vez, ao seu website, compreender que existe um conjunto de pessoas que confiam em si e no seu negócio vai motivar a que fique mais tempo, pois são uma fonte de legitimação de tudo o que comunicar sobre si.
Dê-se a conhecer
Ainda há na mente de muitas pessoas que a internet é um espaço anónimo e, por esse motivo, muitos utilizadores sentem-se hesitantes em confiar nos websites que visitam pela primeira vez, pois não conhecem quem realmente está por detrás e como estabelecer contacto.
Dependendo da situação, mostrar uma foto sua e do staff pode ajudar a reduzir os níveis de incerteza do visitante; ou apresentar de forma visível os contactos ou outra informação relevante, como certificados, prémios ou artigos de imprensa.
Como vê, são técnicas simples que, se aplicadas corretamente e de forma honesta, irão aumentar o nível de confiança dos seus visitantes, o que se traduzirá, pelo menos, em maior tempo despendido no seu website.