Sugestões de filmes e documentários para empreendedores, freelancers e gestores de negócios

Então, porque não aproveitar o shut down do COVID-19 para nos deixarmos inspirar através de filmes e documentários que nos poderão ajudar no momento de voltarmos à normalidade?

Escrito com ❤️ a

20 de Março, 2020

O isolamento a que agora muitos de nós estamos sujeitos a pedido das autoridades de saúde e do Governo é seguramente incómodo, mas necessário para combater o avanço deste Coronavírus que veio virar o mundo de pernas para o ar.

Sabemos de antemão que quando passar esta crise muita coisa terá mudado na sociedade, na economia, na política, na cultura e também nos negócios. Então, porque não aproveitar este lock down para se deixar inspirar através de filmes e documentários que poderão ajudar no momento de voltar à normalidade? Eis, então as minhas sugestões.

Fyre: o grande evento que não aconteceu

escrevi sobre este documentário, mas para mim não é demais voltar a recomendar.

Este documentário relata o falhanço de realizar um festival de música em 2017 nas Bahamas. Nele, acompanhamos a organização desastrosa do evento que era suposto ser um luxuoso festival de música de três dias, mas que no final foi uma experiência caótica para os participantes que pagaram milhares de dólares pelos ingressos.

Com uma brilhante campanha de marketing nas redes sociais através de publicações patrocinadas feitas por modelos com enorme reputação e influencers com milhares de seguidores, a organização foi capaz de vender os 5.000 bilhetes em tempo recorde, mesmo a preços que oscilavam entre os 5.000 e 250.000 dólares, o que foi um enorme sucesso sem precedentes. A partir daí, tudo descambou, pois tal como mostra o documentário, a organização foi absolutamente incompetente a gerir o projeto, trabalhando sem plano ou rumo definido, e sem a menor capacidade de reação para o enorme desastre que se adivinhava. No final, o Festival foi o maior fiasco da história, sendo que a luxuosa experiência não passou apenas de um tremendo fracasso, onde nada do que foi prometido se concretizou: dormitórios improvisados, escassez de comida e até de água.

Este documentário oferece algumas excelentes lições para empresários e empreendedores, em particular os que pensam em utilizar o marketing de influencers como forma de crescer rapidamente o seu negócio. Pode até contratar as mais altas celebridades e influencers mais populares para promover a sua marca e produto, mas se não for capaz de cumprir com as expectativas dos seus clientes, a sua empresa estará destinada ao fracasso. Por isso, antes de prometer, certifique-se que tem condições de cumprir, pois isso é o mínimo! O ideal será superar as expectativas.

À procura da felicidade

Chris Gardner é um homem que enfrenta sérios problemas financeiros, especialmente quando fica sozinho a cuidar de Christopher, o seu filho de apenas 5 anos. O filme, baseado numa história verídica, relata a saga deste homem que tenta a todo o custo conciliar o seu trabalho como vendedor de produtos médicos consignados e o estágio numa importante sociedade corretora de ações em bolsa. A sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor. Mesmo debaixo das maiores dificuldades, ele manteve-se animado, esperançoso, empenhado nas suas tarefas como estagiário, movido na certeza de que melhores dias chegariam. Embora o filme já tenha alguns anos, a sua história continua relevante para os dias de hoje.

Sem querer parecer um guru de autoajuda barato, este filme ajuda a pôr em perspectiva as dificuldades que possamos estar a enfrentar na vida, nos negócios ou na carreira. Por muito má que seja a situação que se enfrenta é necessário continuar a lutar, utilizando todos os instrumentos disponíveis para ultrapassar as dificuldades. Isso faz-se com perseverança, criatividade, estratégia e uma boa dose de confiança.

O rapaz que prendeu o vento

William Kamkwamba nasceu no Malawi, onde vivia na mais absoluta pobreza e, aos 13 anos, teve de abandonar a escola por falta de meios da família para continuar a pagar as propinas. Mas isso não conteve o seu optimismo nem a sua vontade de aprender e, graças ao acesso à pequena biblioteca escolar, continuou a estudar e aprender. Um dia descobriu um livro que mudaria por completo a sua vida pois explicava o funcionamento dos moinhos de vento. Utilizando materiais improvisados, muitas vezes recolhidos em sucatas, William conseguiu montar dois moinhos de vento e, assim, fornecer energia eléctrica e água à sua pequena comunidade.

Este filme prova o conhecido provérbio que diz que «A necessidade aguça o engenho». A necessidade é a faísca e o conhecimento a pólvora; quando se juntam, nada fica igual. São estes dois ingredientes (entre outros, como a criatividade, a perseverança e vontade de solucionar um problema) que move os grandes empreendedores do mundo. Não é o sonho como tantas vezes é apregoado, mas o que move um empreendedor é desejo transformado em angústia – e às vezes em obsessão – de corrigir algo, de resolver um problema, de mudar para melhor, de facilitar o acesso ou o uso de alguma coisa, ou num caso extremo, de sobreviver.

Dinheiro sujo

Dinheiro sujo é um composto por um conjunto de documentários que mostram como a ganância e a corrupção toldam por completo a ética e juízo de empresas e empresários, contaminando a economia global. São exemplos a fraude da Volkswagen em testes de emissão de poluentes, a lavagem de dinheiro dos traficantes de drogas do México realizada pelo banco HSBC ou os pouco transparentes negócios imobiliários de Donald Trump.

Todos os capítulos têm um tom extremamente crítico, expondo com detalhes operações ilícitas de corporações poderosas. Ensina-nos que a verdade vem sempre ao de cima – e vem com estrondo, como no caso dos Luanda Leaks – e que a ganância de curto prazo tem sempre repercussões a longo prazo, sendo em muitas situações, inultrapassáveis.

Treinador Carter

Em 1999, Ken Carter regressa à sua antiga escola em Richmond, no estado da Califórnia, para aceitar o cargo de treinador da equipa de basquetebol. Com disciplina e regras firmes, ele consegue levar a equipa de novo às vitórias depois de um longo período de más prestações. Mas quando o desempenho académico dos jogadores é o oposto ao desportivo, Carter fecha o ginásio, suspende os treinos e interrompe a participação da equipa no campeonato. É nesse momento que o treinador se vê evolvido nas críticas dos jogadores, dos pais, da comunidade em geral que não compreendem a sua visão de que os jovens sejam vencedores tanto na escola como no desporto.

O filme mostra-nos que um líder vai muito além de dar ordens, como na figura do tradicional «chefe» que ainda populariza o nosso imaginário. A essência da liderança está na capacidade de orientar, guiar e influenciar as pessoas que nos rodeiam de modo que atinjam um determinado objetivo. Um líder é bem-sucedido quando consegue que a sua visão se torne a visão dos que estão sob a sua autoridade e responsabilidade.

Quer levar estas reflexões consigo?

You've Got M@il: reflexões sobre design, criatividade, carreira e negócios

Se gostou deste artigo, vai querer mergulhar em You’ve Got Mail. Este livro nasceu da vontade de reunir num só lugar as ideias e reflexões que tenho partilhado ao longo dos anos — sobre criatividade, tecnologia, estratégia, carreira e tudo o que acontece quando estas áreas se cruzam.

Mais do que uma compilação de textos, You’ve Got Mail é um convite à leitura com tempo: para sublinhar, repensar caminhos e voltar sempre que precisar de foco ou inspiração.

Outros artigos