Fim de férias e um novo ciclo de trabalho

Recorda-se quando final de verão significava “regresso às aulas” e havia sempre uma excitação por reencontrar naquele espaço os colegas, amigos e actividades de que gostava? O regresso ao trabalho, com uma vontade renovada de fazer mais e melhor, pode trazer de volta essa excitação.

Escrito com ❤️ a

12 de Setembro, 2017

As férias de Verão terminaram e setembro é sinónimo de voltar ao trabalho. Dizer adeus ao sol, ao mar e à liberdade de horários e de agenda, faz-nos sentir que setembro é o prenúncio do fim do mundo!

Assusta-nos o trabalho acumulado durante as férias e a quantidade insana de emails que teremos de ler e responder; mas acredito que o mais assustador para muitos é saber que regressarão a uma rotina que não os entusiasma mais. Não significa que não gostem do que fazem ou que ter uma rotina de trabalho é mau, pelo contrário. O que desejo afirmar é que uma rotina estagnada pode ser pouco produtiva, por vezes esgotante e uma barreira para a criatividade.

Como escrevi no texto Descanse para criar mais! as férias são um período excelente para «abrandar de ritmo e utilizar o tempo e a calma para fazer uma autorreflexão sobre si e sobre o ano de trabalho que passou».

E setembro é um mês perfeito para novas resoluções de trabalho e de vida. Acredito até que é uma melhor data para pô-las em ação do que o Ano Novo (acho que há menos pressão). Então, se está de regresso ao trabalho, deixo-lhe 3 sugestões de mudança do seu negócio e vida profissional que acredito que serão motores para uma nova rotina, pois obrigá-lo-ão a comprometer-se no seu trabalho de uma forma diferente.

Contacte os seus clientes e procure uma relação mais estreita com eles

Se é empresário, freelancer ou trabalhador por conta de outrem, setembro pode ser uma excelente oportunidade para retomar o contacto com aqueles clientes de quem não tem notícias há algum tempo.

Retire tempo para contactá-los e saber como estão os seus negócios e quais os planos que têm para o futuro. Compreenda as necessidades do seu cliente e seja solução para ele. Mesmo que seja um problema fora da sua esfera de competência, pode ajudá-lo recomendando um outro profissional habilitado. Ele ficar-lhe-á grato e, mais importante, lembrar-se-á de si quando necessitar de ajuda ou alguém lhe pedir uma recomendação.

Aproveite para pedir aos seus clientes feedback. Que melhor forma de retomar ao trabalho com vontade de aperfeiçoar o seu negócio, serviço ou produto? Não se deixe derrotar por alguma crítica mais contundente, nem arranje desculpas ocas; pelo contrário, arregace as mangas e trate de resolver o assunto!

Avalie os seus concorrentes

A concorrência importa e muito. Desconhece-la é guiar o seu negócio com uma venda nos olhos.

Por outro lado, não há nada como uma competição renhida e saudável para aumentar o interesse e o empenho no negócio. Qualquer atleta lhe dirá que prefere competir com os melhores pois isso faz aumentar o seu rendimento e desejo de vencer. Por isso, inventarie os seus principais concorrentes (se nunca o fez, esta é uma excelente oportunidade). Depois, avalie os seus negócios, serviços e produtos. Faça-o colocando-se na pele do consumidor, não de concorrente. Depois, conclua o que fazem bem e o que fazem mal. Essa conclusão irá ajudar a perceber que áreas pode explorar para expandir e melhorar o seu negócio, aumentando a sua quota de mercado.

Planeie o seu futuro perfeito

Bem sabemos que não existem pessoas, produtos e serviços perfeitos. Mas isso não implica que não sonhemos com um negócio, produto ou serviço perfeito. A visão de um negócio, produto ou serviço perfeito é que lhe dará o combustível para continuar a prosseguir esse caminho, mesmo sabendo que é um horizonte que ora se aproxima, ora se afasta ao mesmo tempo.

Aproveite setembro para reforçar a sua visão de negócio. Se não tem uma visão para o seu negócio, então está na hora de escrevê-la. Ter uma visão de negócio é fundamental, pois ela será a bússola que o irá orientar em todas as decisões de futuro, e garanto que irá facilitar no momento da decisão, pois na dúvida, será a visão do seu negócio que irá determinar a escolha.

Recorda-se quando final de verão significava “regresso às aulas” e havia sempre uma excitação por reencontrar naquele espaço os colegas, amigos e atividades de que gostava? O regresso ao trabalho, com uma vontade renovada de fazer mais e melhor, pode trazer de volta essa excitação.

Bom trabalho e que este mês seja recheado de novos projetos e ambições.

Quer levar estas reflexões consigo?

You've Got M@il: reflexões sobre design, criatividade, carreira e negócios

Se gostou deste artigo, vai querer mergulhar em You’ve Got Mail. Este livro nasceu da vontade de reunir num só lugar as ideias e reflexões que tenho partilhado ao longo dos anos — sobre criatividade, tecnologia, estratégia, carreira e tudo o que acontece quando estas áreas se cruzam.

Mais do que uma compilação de textos, You’ve Got Mail é um convite à leitura com tempo: para sublinhar, repensar caminhos e voltar sempre que precisar de foco ou inspiração.

Outros artigos

Empresas de sucesso sabem…

Não existem atalhos para ser uma empresa bem-sucedida, mas há princípios comuns que as maiores, e porque não, melhores, empresas do mundo assentam e que são importantes lembrar e aplicar, sem importar a dimensão, a natureza ou o volume do negócio.

Continuar a ler

De volta ao analógico

Para alguém como eu que faz praticamente todo o seu trabalho em formato digital, o disco de vinil traz-me de volta ao mundo palpável. O mundo analógico exige um maior sentido de abstracção, de planeamento, de antecipação para vislumbrar o resultado final que está na mente do criativo. Eu creio que, num mundo cada vez mais desmaterializado, voltar ao que é físico e palpável é bom para os nossos sentidos, pois aguça a curiosidade, a criatividade, o engenho e o assombro.

Continuar a ler