Criativos em hora de almoço

Criativos que se sentam à mesa para falarem sobre criatividade, carreira e família.

Escrito com ❤️ a

15 de Abril, 2016

Ao fim de 12 anos de carreira como designer comecei a questionar-me se havia feito as escolhas certas: no curso que concluí, na universidade que escolhi, nas aulas a que faltei, nas áreas onde me fui especializando, nos relacionamentos que deixei para trás, no tipo de carreira que segui, nas empresas em que colaborei e nos clientes com quem trabalhei.

Quanto ao passado não há como mudá-lo, mas não refletir sobre ele ou dele deixar de extrair preciosas lições é uma atitude pateta. Não está em causa nenhum arrependimento de ter seguido esta profissão – até porque é o que gosto de fazer e sinto-me realizado – mas, sim, um certo sentimento de que, se houvesse escolhido outros caminhos, hoje poderia ter uma vida diferente.

Em vez de ficar pelo “e se?” decidi reencontrar antigos colegas, amigos e até professores que trabalham nesta área e conversar com eles, interrogando-os sobre as escolhas que fizeram, em que estágios estão nas suas carreiras e que objetivos ainda têm pela frente.

Decidi também que esta iniciativa deveria ser partilhada pelos meus pares e publicadas, em jeito de crónicas, as conversas que com eles for tendo.

Porquê ao almoço? E por que não? Afinal é um dos hábitos mais acarinhados dos portugueses – os longos almoços que se prolongam em conversa pela tarde fora.

Nenhum almoço tem um guião definido, mas há três temas de conversa que quero abordar: a criatividade, a carreira e família.

Num mundo em permanente mudança, de enorme competição e exigente adaptação tecnológica e de conhecimento cada vez mais complexo, o meu desejo é que este projeto possa inspirar todos os designers, os de hoje e os do futuro. 

Quer levar estas reflexões consigo?

You've Got M@il: reflexões sobre design, criatividade, carreira e negócios

Se gostou deste artigo, vai querer mergulhar em You’ve Got Mail. Este livro nasceu da vontade de reunir num só lugar as ideias e reflexões que tenho partilhado ao longo dos anos — sobre criatividade, tecnologia, estratégia, carreira e tudo o que acontece quando estas áreas se cruzam.

Mais do que uma compilação de textos, You’ve Got Mail é um convite à leitura com tempo: para sublinhar, repensar caminhos e voltar sempre que precisar de foco ou inspiração.

Outros artigos

Prever o futuro

O Mundo está agitado. Nunca a expressão VUCA, aplicada aos dias de hoje, teve tanto significado: vivemos em Volatilidade (Volatility), Incerteza (Uncertainty), Complexidade (Complexity) e Ambiguidade (Ambiguity). Isto afeta não só a sociedade num todo (e de forma global), como a cada um de nós (de modo individual).

Continuar a ler