Em Portugal, são vários os serviços de gestão de água, quer públicos quer privados, que estão a adoptar a tecnologia de telemetria para melhorar a forma como gerem a distribuição deste recurso cada vez mais valioso. A telemetria tem provado o seu valor em áreas como a gestão da procura e oferta, detecção de rupturas e na compreensão do comportamento dos consumidores, para nomear apenas algumas.
Em 2019, o Pedro Silva e eu fomos desafiados a criar uma solução para que os clientes da Águas da Figueira, SA pudessem acompanhar os seus consumos de água e receber alertas em situações de ruptura ou consumo anómalo. Foi assim que surgiu o serviço Conta-gotas, uma ferramenta que não só permite um controlo eficiente dos consumos de água, mas também envia notificações em casos de consumo anómalo, fugas ou roturas.
Recomendo que vejam a reportagem do Lourenço Medeiros, que traz o testemunho de uma cliente. Ela partilha como, graças ao Conta-gotas, foi avisada sobre uma ruptura de água na sua casa, o que permitiu uma actuação atempada e evitou complicações maiores.
[Sobre o Conta-gotas: https://lnkd.in/dQhBZyz3]